A partir da iniciativa da Funalfa em realizar, de 2011 a 2017, os eventos "JF Foto", a fotografia passou a ser um item cultural artístico na cidade, despertando o interesse de jovens e de profissionais que passaram a contar com eventos locais como exposições, oficinas e palestras. A criação do Coletivo JF Fotográfico é um exemplo. Formado há um ano por fotógrafos que se interessam em discutir a arte fotográfica e trocar experiências, o Coletivo fez sua primeira atuação pública com a apresentação mensal do Varal Fotográfico em alguns pontos da cidade.

Em novembro do ano passado, o coletivo assumiu uma tarefa desafiadora, que foi produzir um festival de fotografia sem financiamento e com pouco tempo para a organização. Entendendo que a fotografia na cidade já estava dentro da agenda cultural e, considerando que o investimento de tantos anos não poderia ter um retrocesso, o Coletivo JF Fotográfico realizou o primeiro Festival de Fotografia de Juiz de Fora com o apoio institucional da Funalfa e da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Este ano, o Coletivo JF Fotográfico ganhou o Edital de Ocupação do CCBM/2019, o que possibilitou programar 6 exposições no local, além de palestras e oficinas. Com demais apoios, foi possível também alcançar outros espaços culturais, ampliando ainda mais o alcance do festival. Os custos foram divididos entre os membros do Coletivo e as instituições parceiras.

 O Coletivo 

Plataforma desenvolvida por WIX